I Simpósio Internacional de Desporto e Deficiência Intelectual

Ficha técnica da notícia
Título: I Simpósio Internacional de Desporto e Deficiência Intelectual
Data de publicação: 2015-10-27 13:13:00
Fonte: Associação Olhar 21 e Núcleo de Estudos de Actividade Física Adaptada da FCDEF-UC
Autor: Olhar21.com

I Simpósio Internacional de Desporto e Deficiência Intelectual

 

Efectuar a Sua Inscrição!

 

Apresentação do Simpósio

A Associação Olhar 21 tem como missão eliminar barreiras promovendo a inclusão numa população geralmente discriminada e marginalizada - os jovens com síndroma de Down. No contexto desportivo desenvolveu o projeto “Basquetebol Inclusivo Trissomia 21”, apoiado pelo IPDJ, através do Programa Nacional de Desporto para Todos.

O NEAFA FCDEF-UC (Núcleo de Estudos de Actividade Física Adaptada da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra) é um projeto de extensão universitária à comunidade e tem como missão promover a inclusão escolar e social, capacitando os profissionais na área da atividade física inclusiva e dotando as pessoas com necessidades especiais de competências psicomotoras.

Neste sentido, surge a parceria entre o NEAFA e a Associação Olhar 21 na organização deste I Simpósio Internacional de Desporto e Deficiência Intelectual, que pretende ser um espaço de reflexão sobre os benefícios da prática desportiva na pessoa com deficiência intelectual/défice cognitivo e sobre a melhor forma de organizar e estruturar essa prática, através da partilha de experiências de profissionais, futuros técnicos, dirigentes associativos e políticos, pais e educadores.

(Re)Pensar alguns conceitos e a forma como se tornam por vezes estereotipados… Qual o caminho para uma verdadeira inclusão através do desporto? Trará vantagens? Para quem, para todos ou só para alguns? Que vertentes?

Desporto segregado vs Desporto inclusivo…

Dialogar, sensibilizar e reflectir em conjunto são os nossos principais objetivos!

 

Objetivos 

  • CONHECER A REALIDADE EXISTENTE! - Nosso lema “nada sobre eles, sem eles” - dar a conhecer às pessoas com limitações cognitivas e suas famílias, os benefícios das diferentes vertentes desportivas;
  • Sensibilizar os futuros profissionais, agentes e dirigentes desportivos para a importância do desporto como um direito de e para todos;
  • Discutir e analisar as perspectivas diferenciadas face à inclusão através do desporto e reflectir sobre os benefícios do desporto inclusivo;
  • Promover avanços em termos de regulamentação futura por entidades/associações/federações que gerem o desporto.

 

Utopias

Gostaríamos que, após a realização deste evento, fossem criadas oportunidades para a implementação de novas práticas. Quem sabe…?

  • Promover estágios de curta duração nos clubes desportivos: caminho para uma verdadeira inclusão?
  • Integrar jovens com défice cognitivo em equipas do desporto regular através do conceito de desporto unificado: caminho para uma verdadeira inclusão?

 

Esperamos que este evento corresponda às expectativas de todos os participantes!

 

 

A Comissão Organizadora

 

Helena Moura                                                            Maria João Campos

Presidente da Associação Olhar 21                      Coordenadora do NEAFA FCDEF-UC




I Simpósio Internacional de Desporto e Deficiência Intelectual